Ikigai é uma palavra Japonesa que descreve os prazeres e o sentido da vida. Para os Japoneses, o Ikigai é um motivo para levantar pela manhã, algo que mantém o entusiasmo e a alegria pela Vida. (Trecho do Livro Ikigai, Os cinco passos para encontrar seu propósito e ser mais Feliz, do Autor Ken Mogi)
Para os Asiáticos Orientais, em especial o Japão, Ikigai é uma filosofia de vida, e é um termo usado em vários contextos, e pode se aplicar a pequenas tarefas do dia-a dia, assim como o grandes objetivos e conquistas na vida, o Ikigai está no reino das pequenas coisas. Para nós Ocidentais, pode ser entendido como algo que você ama fazer, aquilo que te da prazer, alegria em realizar uma atividade seja ajudar, costurar, tecer, vender, atender, ter um hobby, dançar, cantar, tocar um instrumento, dar palestras, ler, viajar, escrever, cozinhar, ou qualquer outra atividade que você ame fazer.
Cada pessoa tem um Ikigai, seja na vida pessoal ou na área Profissional. Quando Trabalhamos com o que amamos a combinação não pode deixar de ser perfeita. O Ikigai da propósito a Vida ao mesmo tempo que dá determinação para seguir em frente.
E caso você tenha encontrado o seu Ikigai, não quer dizer que ele será a vida inteira, algumas pessoas o fazem a vida inteira e se sentem feliz e realizada, mais outras experimentam outras atividades durante a vida e acabam se descobrindo em um outro mundo, e assim a vida segue, igual o sol e a lua que vem todos os dias, quando não aparecem estão escondidinhos, mais estão ali iluminando o nosso dia e a nossa noite.
O Diagrama de Marc Winn
Baseia-se nos 4 Pilares: Profissão, Vocação, Paixão, e
Missão, o equilíbrio entre eles você conseguirá encontrar o Seu Ikigai.
Faça uma lista, e veja se consegue identificar e encontrar o
seu equilíbrio, juntando os 4 Pilares.
Muitas pessoas passam uma vida inteira procurando o seu Ikigai, outras o tem dentro de si e já o fazem sem que percebam, foi o que aconteceu comigo. Eu sempre costurei desde pequena, roupinhas para minhas bonecas, e na adolescência mudava as minhas roupas, e mais tarde quando estava cursando a Faculdade passei a costurar artigos para linha infantil, e nunca mais parei. Trabalhei e a costura sempre esteve ao meu lado, nunca saiu, era algo natural que sempre gostei de fazer, eu sempre gostei da cultura asiática mais após ler o livro incrível “Ikigai, Os cinco passos para encontrar seu propósito e ser mais Feliz”, do Autor Ken Mogi passei a entender melhor o significado de Ikigai e o meu propósito de vida.
Tem um outro livro de Ikigai – dos autores Hector Garcia e Francesc Miralles que também é muito bom e pode complementar a sua leitura e dar uma visão mais aprofundada de Ikigai, estarei falando sobre ele em outra Publicação.
Você já tinha ouvido Falar de Ikigai?
Já encontrou o seu?
Me conta nos comentários aqui em baixo se foi útil para você.
Texto: Nélida Menezes
Comentários
Postar um comentário